Acerca de Barceló
Fundado em 1931, o Grupo Barceló é um importante grupo turístico que opera com uma estratégia de multimarca, que inclui Royal Hideaway, Occidental e Allegro, que se somam à marca Barceló Hotels & Resorts.
Conta com cerca de 230 hotéis e mais de 50 000 quartos em 21 países. A divisão Barceló Viajes dispõe de 700 agências de viagem em 4 continentes, tem também vários agentes locais, operadores turísticos, e até uma companhia aérea. A elevada complexidade da gestão das marcas é originada, precisamente, pela projeção internacional de cada marca e como consequência, porque as suas audiências se encontram dispersas geograficamente.
Objetivos
O departamento de marketing do Barceló é pioneiro no uso de ferramentas de gestão de marca há mais de 15 anos, quando implementou o seu primeiro BrandSite. No final de 2016, como consequência do projeto de rebranding e nova arquitetura de marca do grupo, decidiu-se renovar o BrandCenter para facilitar a difusão e conhecimento de todos os recursos que definem cada marca com os seus colaboradores internos e externos, e sistematizar os processos de mudança de marca em todos os âmbitos em que têm expressão.
“O nosso BrandCenter permitiu-nos profissionalizar significativamente a utilização da marca na empresa. Tornou-se uma ferramenta indispensável para gerir o processo de rebranding em que nos encontramos e facilitar a difusão da nossa cultura em toda a organização”
Sara Ramis. Diretora de marketing corporativo
O resultado
O BrandCenter multimarca desenvolvido Aggilon permitiu à Barceló profissionalizar de maneira significativa o uso e a gestão das marcas por parte de todos os departamentos. Representa o canal adequado para partilhar todos os ativos referentes às suas marcas e que os utilizadores possam fazer o download, com diferentes níveis de autorização, dos recursos necessários. Facilita a comunicação entre o marketing corporativo, os gerentes dos seus hotéis e as suas agências de viagem, proporcionando-lhes todos os recursos de marca e marketing necessários para a sua gestão diária; folhetos, stationery, impressos internos, cartas dos restaurantes, material fotográfico, key selling points, etc.